INTRODUÇÃO
Descrever-se em um memorial, geralmente, não é uma tarefa simples, pois exige uma boa dose de reflexão, abstração, seleção de fatos, como também planejamento da narrativa a ser efetuada, em que entram impressões e expressões pessoais. Assim, para facilitar as análises do percurso acadêmico e na tentativa de minimizar efeitos de autopromoção, fez-se necessário um grande esforço de abstração em que o autor mudasse sua posição relativa de visão dos fatos (ponto de vista), de protagonista para observador, e por isso o texto foi todo escrito na terceira pessoa.
O memorial foi elaborado em três blocos: uma narrativa cronológica, seguido de uma análise quantitativa e qualitativa do percurso docente, e um terceiro bloco composto por anexos digitais que constituem os documentos comprobatórios das atividades.
No bloco da narrativa, iniciou-se com a apresentação da sua formação acadêmica, seguido por uma descrição cronológica de seu percurso docente em três instituições de ensino superior: UNITINS, UFV, UFSC. No segundo bloco buscou-se não só quantificar e qualificar, como também atribuir sentido aos percursos e experiências que, na prática, nunca dissociaram ensino, pesquisa, extensão e até mesmo a administração. No terceiro bloco aparecem os anexos, que foram organizados digitalmente em um único documento no formato PDF, com todos os comprovantes das atividades desenvolvidas pelo docente. Interno a esse documento, os 03 (três) primeiros volumes representam comprovantes de seu percurso na UFV, e estão organizados de acordo com seu curriculum vitae – na plataforma Lattes. Os outros 04 (quatro) volumes apresentam comprovantes seu percurso na UFSC, e estão organizados seguindo a estrutura dos processos de progressão do docente na classe de professor associado.