Atividades de Extensão
Participou de diversos cursos de extensão oferecidos na Universidade de Nottingham, durante seu doutorado (ANEXO, Pag. 71-74). Participou também de cursos oferecidos pelo IFSC (ANEXO, Pag. 969-971) e por outras instituições (ANEXO, Pag. 195).
Celebrou diversos convênios de extensão entre a universidade e prefeituras de pequeno porte (Cajuri – MG, Alto Caparaó – MG, etc.), com o objetivo de transferência de conhecimentos técnicos na área de Cadastro Técnico Multifinalitário do ano de 1994 a 2010. Essas ações de extensão ajudaram e promoveram, entre outras coisas, a justiça tributária desses municípios de pequeno porte, e com o aumento da arrecadação representou, direta e indiretamente, uma iniciativa promotora de melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Coordenou, no período de 2007 a 2010, os Projetos de Extensão PROEXT – UFVGeocapacitar I, II e III, que tinha como objetivo capacitar agentes municipais em diversas geotecnologias que poderiam ser incorporadas as suas rotinas no contexto das prefeituras e vincular-se aos sistemas do Ministério das Cidades (detalhes subseção 6.4.2).
Desenvolveu e executou para a WWF/Brasil o projeto de extensão: “Mapeamento dos índices de fragmentação dos rios da cabeceira do Pantanal e identificação de zonas prioritárias para a conservação considerando recursos hídricos”, Financiado pela WWF Brasil em 2009 (detalhes subseção 6.4.2) – ANEXO, Pag. 579 e 580).
Realizou outro projeto de Extensão: “Delimitação Geográfica da Cachaça de Ouro Preto”, Projeto Financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2011 (detalhes subseção 6.4.2).
Coordenou o projeto de extensão: “Estimativa da biomassa para a área dos reservatórios de Itá e Machadinho no período de 2005 a 2012”, utilizando para esse fim índices de vegetação derivados dos produtos do sensoriamento remoto, e envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, no ano de 2013 (detalhes subseção 6.4.2).
Organizou diversos cursos de extensão no NUGEO – Núcleo de Geoprocessamento da UFV, tais como: Noções Básicas Cartografia; Uso de GPS de Navegação; Introdução a Sistema de Informação Geográfica utilizando Software Livre; Modelagem de Banco de Dados Geográficos; Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens; e, Utilização dos softwares GeoSNIC/Terraview/Edit e GoogleEarth (ANEXO, Pag. 184-186).
Participou do desenvolvimento de material didático ou instrucional: “Cartilha da Engenharia e Arquitetura Públicas”, no escopo do GT: Silva, E. I.; Robert, R. N. G.; Vieira, C. A. O.; Michelotto, A. M.; Silva, E. A.; Tasso, J. D.; Trevisan, A. B.; Ascari, S. A.; Material Publicado pelo CREA-SC, em 2016 (ANEXO, Pag. 984-986).