TENTATIVA DE CONCLUIR
Acredita-se que qualquer tentativa para concluir esse memorial será dificultada, mesmo quando estiver aposentado ou mesmo quando o autor deixar de ser professor.
O documento foi elaborado inicialmente na forma de narrativa cronológica, seguido por uma análise quantitativa e qualitativa do percurso docente, devidamente comprovada nos anexos – tudo seguindo os marcos legais vigentes. No bloco da narrativa, houve hesitações sobre onde apresentar este ou aquele acontecimento, o que o levou de um tema a outro, de um lugar a outro, de uma influência a outra, mas sempre se buscou atribuir sentido aos percursos e experiências que, na prática, nunca dissociaram ensino, pesquisa e extensão.
Observou-se que em seu percurso na docência, as disciplinas ministradas nas diversas instituições de ensino: Topografia Geral e Loteamento e Cadastro Técnico Municipal, representaram a base fundamental para o desenvolvimento de suas atividades de extensão universitária. E, por outro lado, as disciplinas de Linguagem de Programação, Redação Científica e Geoprocessamento (com ênfase em Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens e Sistemas de Informações Geográficas), serviram de sustentação para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa e extensão, ensino de pós-graduação e orientações nos dois níveis (Figura 1).
Figura 1 – Relação entre disciplinas ministradas e seus projetos de pesquisa e extensão, ensino de pós-graduação e orientações.
Observou-se em seu percurso acadêmico um considerável número de orientações realizadas. A sua grande influência sobre seus alunos egressos, os motivaram a enveredar pelas suas áreas de atuação[1], como também as orientações concluídas com êxito e os prêmios[2] recebidos pelo docente e seus orientandos, também apontam para o rigor científico, dedicação e qualidade com que conduziu suas pesquisas com alunos de graduação, mestrado e doutorado.
Carlos também participou efetivamente da organização de diversos eventos nacionais e internacionais, coordenou e participou de diversos projetos de pesquisa e extensão. Serviu de revisor para diversos eventos e periódicos, e celebrou diversos convênios de extensão com instituições públicas e privadas, sempre no intuito de promover transferências de tecnologias. Suas atividades de extensão sempre foram socialmente referenciadas.
Observou-se um número reduzido de artigos publicados em periódicos, porém, fazendo uma autocrítica, o docente poderia ter publicado mais, quem sabe ter escrito um livro, ter orientado mais, etc. Mas quanto mais seria o suficiente? E apesar de uma intensiva carga administrativa em suas atividades e de reconhecer claramente as suas limitações, Carlos se esmerou em qualitativamente desempenhar suas atividades docentes com afinco e muito zelo, o que talvez tenha servido de influência e inspiração para muitos de seus alunos que também se interessaram pela academia, em seus percursos profissionais.
Carlos também participou efetivamente de diversas comissões coordenadoras de cursos de graduação e pós-graduação, e teve a maioria das participações em bancas com temas correlatos a sua pesquisa (Geociências e Gestão Territorial) ou áreas afins. Teve uma surpreendente participação em muitas bancas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação, principalmente porque coordenou as disciplinas de monografia I e II na UFV, por muitos anos.
Em termos administrativos, assumiu diversas funções, dentro e fora das Universidades por onde passou. Teve a oportunidade de transitar por quase todas as funções administrativas de uma instituição de ensino superior. De forma abnegada, nunca se furtou a contribuir e a representar os interesses institucionais em diversos mandatos em órgãos colegiados superiores.
O tema do reconhecimento de padrões (RP) em imagens orbitais e a detecção de mudanças na cobertura terrestre estiveram consistentemente presentes na sua vida profissional. Como também a possibilidade de desenvolver pesquisas nessas áreas do conhecimento proporcionou muita satisfação, alegria e principalmente ampliaram o seu conhecimento sobre o espaço geográfico. Foi por meio desses processamentos de imagens (RP), dos métodos alternativos desenvolvidos em sua trajetória, de tudo que foi escrito e de tudo que foi apresentado em eventos científicos – que possibilitou esses movimentos, construindo novos caminhos pelo mundo, e nesse caminhar foi possível encontrar pessoas com quem trocar experiências, ensinar e principalmente aprender. Todas essas instituições, por onde passou, foram lugares das oportunidades e das frustrações, como também de encontros e desencontros.
Nesse memorial foram relatados e analisados os pontos importantes no percurso acadêmico do docente, mas evidentemente que nem tudo foram flores. Mudanças entre instituições, por vezes, podem ser traumáticas, mas o poder de adaptação do docente conseguiu absorvê-las. Estão presentes em sua índole o entusiasmo, a curiosidade, o idealismo e a crença de que o que faz é tão importante e pode influenciar e repercutir para tantas pessoas, e por isso deve ser realizado com esmero.
[1] Muitos se tornando professores universitários ou atuando nas disciplinas ministradas e áreas pesquisadas por Carlos.
[2] Nacional e internacionalmente.